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O que é indexação do Google?

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O que é indexação do Google?
Criado em 09 MAR. 2021
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Talvez você não tenha ouvido falar do termo indexação, mas com certeza isso já faz parte da sua vida. Indexar no Google é basicamente fazer com que um site seja encontrado no mecanismo de busca mais utilizado no mundo.

Hoje vamos te falar um pouco mais sobre o que é, como você pode fazer e por que isso é tão importante para o seu negócio.

 

Indexar, o que é isso?

O Google é a maior ferramenta de pesquisa do mundo e sua empresa precisa estar presente quando alguém for procurar um produto ou serviço que você venda e para que seu site seja encontrado, você precisa estar indexado.

Isso acontece graças aos robôs do Google - Googlebots - que executam varreduras, periodicamente, procurando por novos sites, alterações em sites existentes e links/sites inativos, tudo isso utilizando palavras-chave para indexar as páginas e os conteúdos que estão dentro delas. Nessa fase, ele leva em consideração informações que são relevantes para o SEO, como Tags, Alt Text de imagens etc.

Sendo assim, quando algum usuário realiza uma pesquisa de uma determinada palavra-chave, os buscadores entregam o que entendem ser o melhor resultado. Por isso, construir um site com uma estrutura correta, conteúdo original e links de referência interna, externa e backlinks o ajudarão nesse processo.

 

Como indexar uma página no Google

Agora com uma noção de como o Google funciona e a importância da indexação, vamos te mostrar o que você precisa fazer para indexar uma página no Google. Alguns passos você executará rapidamente, outros vão exigir um pouco mais de atenção, porém todos são fundamentais para que seu site seja encontrado o quanto antes.

 

1. Apresente sua URL para o Google

Você não precisa esperar que os Googlebots encontrem seu novo site. Algumas pessoas são contrárias a este passo, porém o próprio Google oferece uma ferramenta para facilitar esse processo.

Para tanto, basta acessar esse link e enviar seu pedido de rastreamento.

 

2. Crie um blog

Ter um blog atrelado ao seu site o ajudará na indexação. Isso porque blogs geram muito mais páginas e links e acabam tendo uma quantidade maior de material para ser indexado em comparação a outros sites que tenham apenas uma página estática.

Manter um blog requer esforço constante, porém o ajudará a chamar a atenção do Google para o seu site.

 

3. Crie um sitemap do seu site

Um sitemap é basicamente uma lista com as URLs de todas as páginas do seu site e blog, e servirá para mostrar para o Google exatamente o que deve ser indexado. Além disso, ele fornece metadados sobre cada uma das URLs com informações importantes como a frequência com que são alteradas e a relevância de cada uma em relação às outras do mesmo site.

Criar este mapa do seu site facilita a busca dos bots, dando a eles informações úteis para o rastreamento.

Uma dica! Os bots procuram por um arquivo no seu site chamado robots.txt (que diz o que é permitido ou proibido indexar). Se ele não encontrar esse arquivo, todas as suas páginas serão indexadas, como as com conteúdo duplicado, login para áreas restritas, etc.

 

4. Utilize o Google Search Console

O Google Search Console é uma plataforma feita para ajudar os gerenciadores de sites a acompanhar a visibilidade de suas páginas no buscados, ou seja, ele ajuda você a garantir que seu site seja encontrado e indexado corretamente e que apareça nas buscas dos seus possíveis clientes.

Você pode utilizar esta ferramenta para apresentar sua URL para o Google e também para criar o seu sitemap. Por meio dos relatórios que o Search Console gera, você conseguirá saber se algo deu errado com a sua indexação.

 

5. Instale o Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta de análise de métricas do Google. Com ele você pode acompanhar dados importantes do site, como interesses e preferências dos visitantes, número de visitas e muitas outras coisas.

Para que você consiga instalar o analytics e obter todas essas informações, é preciso copiar um código de rastreamento direto no código-fonte do seu site. Só assim a ferramenta vai conseguir identificar que você como usuário é realmente o proprietário do site para acompanhar tais dados.

 

6. Produza conteúdo

Criar um bom planejamento de conteúdo o ajudará a ter cada vez mais links e o Google vai, aos poucos, indexando seus novos posts e apresentando aos leitores em potencial.

Não perca seu tempo e comece a produção o quanto antes, mas cuidado, produza conteúdos de qualidade para ser considerado um site de referência para o seu público.

 

7. Crie link buildings

Link building é mencionar links que podem ser internos (de dentro do seu blog ou site) e externos (os chamados guest posts - artigos que são escritos como convidado para outros blogs) que serão direcionados para o seu domínio.

Ao mencionar links dentro de um conteúdo, você abrirá portas para que os bots, ao encontrarem uma página, abram as portas para muitas outras.

 

8. Redes sociais

Nem precisamos dizer da importância da presença nas redes sociais hoje em dia, não é mesmo? Porém crie um perfil criativo, que realmente atraia o seu público e que seja relevante.

E claro, não deixe de promover sua página em todos os meios de comunicação que esteja presente.

E aí, esse post foi útil pra você? Deixe aqui nos comentários. Caso ainda tenha alguma dúvida, o Sebrae pode te ajudar, basta ligar para o 0800 570 0800-

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Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
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